terça-feira, 27 de setembro de 2016

Resenha: Código de ética do nutricionista.

O novo código de ética, do nutricionista Brasileiro traduz por um lado o crescimento e a diversificação do campo profissional e por outro lado os anseios de uma categoria que cada vez mais busca se afirma com competência e lucidez.

Cabe há esse profissional a produção do conhecimento sobre a alimentação e nutrição de diversas áreas buscando continuamente o aperfeiçoamento técnico cientifico pautando-se nos princípios éticos que regem a pratica cientifica e profissional. Uma nutrição saudável é de fundamental importância para a vida do homem e isso já é conhecido a mais de dois mil e quinhentos anos quando Hipócrates apresentou um conceito revolucionário e inovador para sua época declarando que os alimentos é o nosso remédio.

O artigo teve por objetivo apresentar uma breve síntese da trajetória, deveres, funções e história da nutrição, ainda teve como um de seus fundamentos analisar as perspectivas futuras da nutrição auxiliando as demais especialidades e dando uma noção maior sobre seus deveres e objetivos colaborando por uma investigação nutricional e tecnológica para alcançar seu alvo.

Com esse código o nutricionista tem a garantia e defesa de suas atribuições, podendo assim recusar-se a condições de trabalhos que não sejam dignas, tem como um de suas funções fornece atestados de qualidade de alimentos entre outros. A nutrição como ciência visa situar no tempo a evolução dos conhecimentos do homem sobre a importância da alimentação saudável. Uma nutrição é de fundamental importância para a saúde do homem.

A nutrição é e sempre será de fundamental importância para toda espécie pois uma alimentação saudável quer dizer uma melhor qualidade de vida, por um longo período essa afirmação não foi compreendida pois não sabiam o valor dos nutrientes e seu papel biológico e que a falta desse, poderia causa varias doenças, fazendo então valer o conceito de Hipócrates que os alimentos são o nosso remédio.

Neste aspecto podemos considera que uma alimentação saudável passa á ter mais enfoque nos dias atuais introduzindo assim alimentos ricos em nutrientes e vitaminas. Uma outra questão é o avanço tecnológico que hoje fornece ao Nutricionista instrumentos e ferramentas capazes de auxiliar de forma significativa, ao mesmo tempo podemos constatar que a nutrição teve um grande avanço ao longo do tempo e este só aumenta, pois enquanto existe o homem existirá a necessidade de uma boa alimentação e de profissionais competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário