quinta-feira, 23 de março de 2017

Técnicas de medidas e cálculos em avaliação nutricional: peso e estatura, IMC, curvas de crescimento, dobras cutâneas, circunferências.



ANTROPOMETRIA: É a medida do tamanho corporal e de suas proporções, sendo um dos indicadores diretos do estado nutricional do indivíduo. As medidas antropométricas mais utilizadas na avaliação antropométrica são: peso, estatura, dobras/pregas cutâneas e circunferências.
Medidas Antropométricas: Dimensões de peso, estatura e outras proporções corporais.
MEDIDAS, ÍNDICES E INDICADORES:
1.    Índices: Combinação entre duas ou mais medidas antropométricas. Geralmente o índice incorpora em uma única medida, diferentes aspectos ou indicadores.
2.    Indicadores: Permitem o diagnóstico nutricional. É utilizado para representar e medir aspectos não sujeitos à observação direta do diagnóstico nutricional. O indicador inclui apenas um aspecto, por exemplo, a desnutrição ou a obesidade.
3.    Circunferências: São medidas que podem auxiliar indicando o estado nutricional e padrão de gordura corporal, as principais são:
·       Circunferência da cintura (C)
·       Circunferência do quadril (CQ)
·       Circunferência Abdominal (CA)
·       Circunferência do Braço (CB)

TÉCNICAS DE MEDIDAS E CÁLCULOS EM AVALIAÇÃO NUTRICIONAL


ITEM
DEFINIÇÃO
Peso
é a medida da massa total do corpo
Estatura
corresponde a parte mais superior da cabeça ao solo.

IMC  (Índice de Massa Corporal)
 a partir do peso de um indivíduo dividido por sua estatura ao quadrado. É recomendado para o diagnóstico e classificação da obesidade, porém não expressa a composição corporal relativa ou quantitativa. Por isso, este método não é indicado para avaliação de atletas, pois não diferencia hipertrofia muscular de obesidade. O IMC juntamente com outras variáveis, como por exemplo a circunferência da cintura, permite a identificação de risco de doenças cardiovasculares e analisam os padrões de distribuição da gordura corporal. 

Curvas de crescimento
instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento e o estado nutricional de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Dobras cutâneas
As dobras cutâneas nos dão a estimativa da composição corporal a partir da avaliação da espessura em milímetros, e para tal procedimento, utiliza-se o adipômetro, também chamado de compasso de dobras cutâneas. Este é um método de fácil obtenção de dados e baixo custo, sendo útil e praticável em grandes estudos de campo. Quando realizado pelo mesmo avaliador, permite um resultado fidedigno. As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, antebraço, axilar média, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha. A somatória das dobras, aplicadas a um protocolo específico ao caso, prediz a adequação de gordura corporal em porcentagem 
Circunferências
As circunferências predizem gordura corporal e analisam os padrões de distribuição dessa gordura. As circunferências que podem ser mensuradas são: pescoço, tórax, cintura, abdômen, quadril, coxa, panturrilha, braço, antebraço e punho.  A relação das circunferências da cintura e do quadril (C/Q) pode ser usada para identificação do risco de doença cardiovascular.








BIBLIOGRAFIA


BARBOSA, P.J.B. et al; Critério de Obesidade Central em População Brasileira: impacto sobre a síndrome metabólica.

BARROS, A.L.B.L. e cols.; Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto; 2ed. Porto alegre: Artmed, 2010.

http://pt.slideshare.net/

http://www.spsp.org.br/Revista_RPP/24-1-11.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário