quarta-feira, 11 de abril de 2018

CEVADA



Com o nome famoso por ser um componente da cerveja, a cevada é um cereal integral bastante nutritivo cuja planta lembra muito o trigo. A semelhança, porém, está mais na aparência que na composição; a cevada oferece mais nutrientes que o consumo de trigo.
“A farinha de cevada verde é cheia de vitaminas A, do complexo B, C e K, além de minerais como cálcio, fósforo, selênio, zinco, iodo e cobre. Todos esses nutrientes são necessários para o bom funcionamento do organismo”, comenta Mohamad Barakat, endocrinologista e especialista em fisiologia do exercício e nutrologia.

As propriedades da cevada:

 

1.    Selênio: tem ação antioxidante, ajuda a regular os hormônios da tireoide, auxilia na prevenção de cânceres e na saúde do sistema imunológico.
2.    Magnésio: regula a absorção de minerais, auxilia na saúde de ossos e músculos. Também ajuda o corpo a produzir energia e a manter o ritmo cardíaco normal.
3.    Cobre: auxilia a atividade celular, ajudando na produção de energia e proteção.
4.    Cálcio: contribui para a saúde de ossos e dentes, construindo-os e mantendo-os fortes.
5.    Manganês: também ajuda na formação do osso é um componente de enzimas que ajudam na regulação de colesterol, carboidratos e aminoácidos.
6.    Fósforo: assim como o cálcio, o fósforo está diretamente ligado à saúde de dentes e ossos. Além disso, ajuda a manter o pH do corpo em nível regular.
7.    Vitamina B1: a vitamina B1, ou tiamina, é uma das vitaminas do complexo B presentes na cevada. Esta vitamina tem propriedades essenciais para o bom funcionamento do coração, do sistema nervoso e dos músculos.
8.    Vitamina K: tem grande papel na coagulação sanguínea e contribui para a saúde do esqueleto.

 

 

 

Como consumir a cevada:

A cevada pode ser consumida em diferentes formatos para fornecer ao organismo todas as suas propriedades, nutrientes e benefícios à saúde. Confira os principais:
·       Farelo: o farelo de cevada pode ser usada em receitas de pães, tortas e bolos como alternativa à farinha de trigo.
·       Grãos: os grãos da cevada também podem ser incluídos em receitas de saladas, risotos e outros pratos.
·       Solúvel: a cevada solúvel pode ser consumida como o café, assumindo cor e gostos bastante semelhantes à bebida. Porém, o café de cevada não possui cafeína. Além disso, esta forma pode ser acrescentada em sopas e sucos para aumentar ainda mais os nutrientes dos pratos.
·       Chá: o chá de cevada é bastante popular em países da Ásia. Preparado a partir dos grãos macerados ou torrados, o chá pode ser tomado quente ou gelado.
·       Cápsulas: a cevada em cápsula pode ser uma boa opção para quem não deseja consumir a cevada como parte da alimentação e ainda quer usufruir de seus benefícios.
·       Peeling: como traz grandes benefícios para a saúde e a beleza da pele, os peelings à base de cevada têm efeito clareador, ajudam na hidratação e no combate ao envelhecimento.

5 Receitas com Cevada:

 

1. Risoto de cevada: este risoto complementa a cevada com outros vegetais – tomate, cenoura, salsinha e cebolinha. Fácil de fazer, o prato também pode ser consumido como salada, basta esperar esfriar.
2. Cevaccino: para quem quer substituir o café por cevada, esta é uma boa receita de bebida semelhante ao capuccino e sem conter cafeína. O formato de cevada utilizado é o solúvel, misturando com leite em pó, bicarbonato de sódio, canela e chocolate em pó.
3. Cevadinha ao vinagrete: esta receita usa a cevada em grãos e é uma alternativa prática, rápida e fácil de um bom tempero para consumir o cereal em forma de salada.
4. Risoto cremoso de cevada: nesta receita, o risoto é complementado com rúcula e nozes, além de resultar em um prato bem cremoso, graças à utilização de sour cream ou creme de leite fresco.
5. Cevada com carne: usando a cevada em grãos, esta receita combina o cereal com outros vegetais e carne cozida. Uma boa opção para uma refeição completa, nutritiva e fácil de preparar.

 

Atenção: Assim como o trigo, a cevada contém glúten. Sendo assim, é contra indicada aos pacientes celíacos. Nesse caso, o amaranto pode ser uma boa alternativa para substituir a cevada como cereal integral, uma vez que contém alto valor nutritivo (é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas) e não possui glúten em sua composição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário